segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

DNA individual tem mais dados que todos os HDs

11/02/2011 - 14h26
GIULIANA MIRANDA e RICARDO MIOTO DE SÃO PAULO
LUIZ GUSTAVO CRISTINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A morte do vinil e o surgimento dos HDs pessoais multiplicaram a quantidade de informação gravada no mundo, mas tudo que já foi produzido pela humanidade ainda apanha feio de uma única célula humana.
Bem feio: há cerca de cem vezes mais informação codificada no DNA humano do que em todos os livros, CDs, computadores, negativos de fotos e todo tipo de lugar onde se armazenam dados, digitais ou analógicos.
Isso não significa que não exista muita coisa arquivada por aí. Em números absolutos, podíamos armazenar, em 2007, ano analisado agora pelos cientistas, 295 exabytes. Isso equivale a cerca de 295 bilhões de gigabytes (um HD doméstico tem uns 300 gigabytes).
É o suficiente para encher 404 bilhões de CDs comuns que, empilhados, cobririam um pouco mais do que a distância da Terra à Lua.
Os números são de uma pesquisa americana, publicada na revista "Science", que analisou os dados produzidos e armazenados pela humanidade entre 1986 e 2007. Ela mostra que os meios analógicos dominaram a lista até 2002, quando foram superados pelos digitais. Em 2007, essa já era a forma de armazenamento de 97% da informação.
Os dados guardados em papel, que, em 1986 já representavam apenas 0,33% do total, em 2007 passaram a representar 0,007% --qualquer vídeo de dez minutos no YouTube tem mais informação ("é mais pesado", como se diz na internet) do que uma enciclopédia inteira.
"É o primeiro trabalho a quantificar como os seres humanos lidam com a informação", diz Martin Hilbert, da Universidade da Carolina do Sul, que liderou o estudo.
P. Leia a íntegra da reportagem na edição impressa da Folha desta sexta-feira (11 de fevereiro)

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Código de Ética do Indios Americanos

Shuh-shee-ahsh (Curley)

Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com freqüência. O Grande Espírito o escutará, se você só falar. ~ Seja tolerante com aqueles que estão perdidos no caminho. A ignorância, o convencimento, a raiva, o ciúme e a avareza, originam de uma alma perdida. Ore para que eles  encontrem orientação. ~ Busque-se, por si mesmo. Não permita que outros façam o seu caminho para você. É a sua estrada, e somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você. ~ Trate os convidados em seu lar com muita consideração. Sirva-os da melhor comida, de-lhes a melhor cama e trate-os com respeito e honra. ~ Não tome aquilo que não é seu, seja a posse de uma pessoa, da comunidade, da natureza ou de uma cultura. Não foi algo ganho nem foi doado. Não é seu. ~ Respeite todas as coisas que foram colocadas sobre Terra - sejam pessoas ou plantas. ~ Honre os pensamentos, desejos e palavras das pessoas. Nunca interrompa os outros nem os ridicularize, nem rudemente os imite. Permita a cada pessoa o direito da expressão pessoal. ~ Nunca fale dos outros de uma maneira ruim. A energia negativa  que você colocar para fora no universo se multiplicará quando ela retornar para você. ~ Todas as pessoas cometem erros. E todos os erros podem ser perdoados. ~ Pensamentos maus causam doenças da mente, corpo e espírito. Pratique o otimismo. ~ A natureza não é PARA nós, ela é uma PARTE de nós. Ela faz parte da vossa família Terrena. ~ As crianças são as sementes do nosso futuro. Plante amor nos seus corações e regue com sabedoria e lições da vida. Quando eles forem crescidos, dê-lhes espaço para crescer. ~ Evite machucar os corações das pessoas. O veneno da dor causada a outros retornará a você. ~ Seja verdadeiro em todos os momentos. Honestidade é o teste da vontade de cada um dentro deste universo. ~ Mantenha-se equilibrado. Seu eu Mental, eu Espiritual
eu Emocional e eu Físico  - todos precisam ser fortes, puros e saudáveis. Exercite  o corpo para fortalecer a mente. Enriqueça em 
espírito para curar males emocionais. ~ Tome decisões conscientes de quemvocê será e como vai reagir. Seja responsável por suas próprias ações. ~ Respeite a privacidade eo espaço pessoal dos outros. Não toque as propriedades pessoais de outros - especialmente objetos sagrados e religiosos.
Isso é proibido. ~ Seja verdadeiro consigo mesmo. Você não pode nutrir e ajudar os outros se você não pode nutrir e ajudar a si mesmo em primeiro lugar. ~ Respeite outras crenças religiosas. Não force suas crenças sobre os outros. ~ Compartilhe sua boa fortuna com os outros. Participe com caridade.